sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Indícios de irregularidade são apontados em mais um contrato do Cinturão das Águas


Mais um contrato do Governo do Ceará para as obras do Cinturão das Águas está na mira dos deputados da Comissão de Agricultura da Câmara Federal. O segundo maior projeto hídrico em construção no Nordeste tem parte de seus recursos garantidos pelo Governo Federal. Por conta disso, cabe aos parlamentares apurar os indícios de irregularidade envolvendo o pagamento das empresas responsáveis pela execução da obra.

É o caso da PB Construções LTDA, que pertence à família do secretário adjunto da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), Otacílio Borges, e mesmo assim recebe milhões de reais como uma das maiores fornecedoras do governo Cid Gomes. Ela é uma das contratadas para a execução do sistema de abastecimento de água e também uma das responsáveis por atrasos no projeto, de acordo com os levantamentos do Tribunal de Contas da União (TCU), que também está fiscalizando o empreendimento.

Agora, vem à tona o nome de outra empresa que, assim como a PB Construções, pode ter sido beneficiada por ter fortes aliados do clã Ferreira Gomes entre seus proprietários. AVBA Tecnologia e Engenharia, responsável pelos estudos de viabilidade técnica, pela elaboração do projeto e pela supervisão e gerenciamento das obras do Cinturão das Águas, teve Samuel Dias entre seus principais diretores. Por coincidência ou não, em 2013, Samuel deixou a empresa e foi convidado para o comando da Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza, na gestão de Roberto Cláudio, indicado para o comando da Prefeitura por Cid. 

A VBA continua tendo uma estreita relação com o Governo. Mesmo com as falhas no Cinturão das Águas, seus donos ainda recebem como gerentes do projeto e, em meio a falta de responsabilização pelos atrasos, eles seguem com ambições de atuação junto ao poder público. Este ano, a empresa foi contratada pela (Seinfra) para elaborar os projetos de engenharia para a implantação da infraestrutura do CIPP - Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O próximo contrato desejado é o de controle das obras do Metrô de Fortaleza.

AMEAÇA DE CPI
Os indícios de favorecimento das empresas contratadas para a construção do Cinturão das Águas serão questionados ao ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, cearense indicado para a pasta por Cid Gomes, que participará de uma reunião com deputados da Comissão da Agricultura da Câmara Federal. 

Caso ele não apresente argumentos capazes de refutar os indicativos de fraude, os deputados prometem convocar uma CPI para investigar o desvio de dinheiro público na obra mais propagandeada pelo Governo do Ceará.

fonte: cearanews7.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário